Cirurgia do Intestino

A cirurgia é o principal procedimento para o tratamento de um tumor de intestino delgado. Entre as principais técnicas cirúrgicas utilizadas, a ressecção é indicada para a retirada a parte do intestino que contém o tumor e parte do tecido normal de ambos os lados do tumor, em geral esse procedimento não interfere na alimentação e na digestão.

 

A pancreatoduodenectomia ou procedimento de Whipple é realizado para tratar cânceres do duodeno e também para o tratamento de tumores pancreáticos. Neste procedimento são retirados o duodeno, parte do pâncreas, nódulos linfáticos, parte do estômago, vesícula biliar e parte do ducto biliar comum. É uma cirurgia complexa e, em muitos casos, os pacientes que realizam este tipo de procedimento perdem muito peso.

 

Se o tumor não pode ser completamente removido porque a doença já se disseminou, a cirurgia paliativa é realizada para ajudar a melhorar alguns dos sintomas causados pela doença. Em muitos casos, essa cirurgia é realizada para diminuir a dor, náuseas e vômitos, e permitir que o paciente volte a se alimentar normalmente.

cirurgia-do-intestino-460x374