Localizado no abdome, a vesícula biliar é um pequeno órgão que fica presa ao fígado e ao lado do estômago. A função da vesícula é armazenar a bile, que é produzida no fígado, ela ajuda na digestão de alimentos gordurosos.
Muitas vezes indicada para quem tem cálculos (pedras) na vesícula, vesícula inflamada, ou mesmo câncer, a Cirurgia de Vesícula ou Colecistectomia visa retirar a vesícula biliar doente. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, mas outros apresentam desconforto ou dor no lado direito do abdome associado a enjoos e episódios de vômitos, principalmente depois de refeições gordurosas. Pode haver também febre, calafrio e icterícia(amarelão). Após o diagnóstico é preciso que o paciente realize uma dieta sem gordura, ou seja, a comida seja cozida sem gordura.
A cirurgia da vesícula biliar é uma das cirurgias mais realizadas. Trata-se de um procedimento de risco baixo, que dura em média 45 minutos, se feito de forma programada. Mas se houver maiores complicações a cirurgia pode ser mais longa.
A cirurgia é realizada por via laparoscópica, através de 4 incisões ou cortes de 0,5 a 2,0 no abdome. E é chamada de Colecistectomia Videolaparoscópica.
A recuperação é rápida, com a alta do paciente depois de 24h após o procedimento e o retorno de suas atividades em cerca de duas semanas depois da cirurgia.