Cirurgia de Hérnia

Cirurgia de Hérnia Inguinal, Umbilical, Epigástrica, Hiatal e Outras

Hérnia Inguinal

 

As hérnias inguinais são as mais comuns e estão localizadas na virilha. Outra hérnia localizada na virilha, é a Hérnia Femoral, elas são menos comuns que as inguinais. As causas podem ser por um defeito de nascença, um enfraquecimento dos músculos da parede abdominal devido a idade, um trauma  e a causas que aumentam a pressão dentro do abdome, como obesidade, gravidez… Os pacientes normalmente sentem uma sensação de peso na virilha e referem um abaulamento nesta região.

 

O diagnóstico é feito com exame físico pelo seu cirurgião. Assim que é confirmado o diagnóstico, a cirurgia deverá ser programada para que não surjam complicações como encarceramento (parte de dentro do abdome fica preso e não volta causando muita dor) e estrangulamento ( quando a hérnia encarcerada sofre com a diminuição da circulação de sangue, podendo levar a necrose ou morte deste conteúdo preso).

 

O único tratamento para Hérnia é a correção cirúrgica, chamada de Herniorrafia Inguinal. A cirurgia visa corrigir a hérnia. Ela consiste em fechar o anel herniário (buraco) por meio de costura e a colocação de uma tela resistente que auxilia no reforço da cicatrização dessa parede abdominal. O tempo  cirúrgico é em torno de 1 hora. É uma cirurgia simples, com baixo risco.

Hérnias Ventrais

 

As hérnias na região do umbigo, são chamadas de Hérnias Umbilicais. As hérnias a cima do umbigo na linha média são chamadas de Hérnias Epigástricas. As hérnias decorrentes de uma cicatrização imperfeita de uma incisão cirúrgica anterior, são chamadas de Hérnias Incisionais. Outra hérnia pouco comum é a Hérnia de Spiegel, uma hérnia lateral no abdome, de difícil diagnóstico.

 

Como já foi dito anteriormente o único tratamento da Hérnia é a correção cirúrgica, chamada de Herniorrafia. Em que ocorre o fechamento do anel herniário (buraco) por meio de costura e é colocado uma tela. O tempo cirúrgico depende do tamanho da hérnia. A cirurgia é simples, com baixo risco.

Hérnias internas

Para ocorrer a hérnia é necessário ter uma dobra ou um defeito ou um orifício no peritônio. Elas podem ser permanentes ou não. A Hérnia interna é de difícil diagnóstico.

Hérnia de Hiato

 

A Hérnia de Hiato é quando ocorre a passagem do conteúdo abdominal (geralmente o estômago) para o interior do tórax, através do orifício do diafragma. Essa hérnia prevalece mais nos pacientes com Doença do Refluxo Gastroesofágico, porém a maioria dos pacientes com Hérnia de Hiato não apresentam refluxo.

 

A cirurgia realizada é semelhante da cirurgia da Doença do Refluxo Gastroesofágico.